“Se quer ser saudável e viver até aos 100, faça Qigong.” Dr. Oz
Quer melhorar a sua saúde com movimentos simples que possam facilmente ser incorporados na sua rotina diária?
O Chi Kung é para si!
Qigong ou Chi Kung, também conhecido como Yoga Taoista e pronunciado Chi Kung, é a arte de cultivar saúde através da coordenação entre movimentos físicos e respiração consciente.
Com mais de 2.500 anos, usado pela Medicina Chinesa, o Budismo, o Taoismo e as Artes Marciais, o Chi Kung é a ação de nutrir a saúde através da coordenação de movimentos corporais com respiração, contribuindo para a longevidade. É indicado para todas as pessoas de todas as idades.
Benefícios cientificamente provados provenientes da prática regular de Chi Kung:
– Aliviar o stress e promover equilíbrio
– Melhorar o sistema imunitário e proteger contra o cancro
– Melhorar o funcionamento cardio-pulmonar
– Fortalecer os órgãos
– Prevenir lesões de ligamentos, ossos e articulações
– Relaxar e promover o desenvolvimento dos músculos
– Acelerar o tempo de recuperação de lesões e operações
– Melhorar a longevidade e a vitalidade
História
Os registos escritos com referência ao Chi Kung remontam a 2.500 anos na China e existem também referências de técnicas idênticas a esta prática que datam de 5.000 anos. As origens do Qigong são:
Xamanismo Chinês: ligado à conexão do ser humano com a natureza;
Taoismo: através da prática consistente de Qigong
acreditava-se que o espírito e o corpo se mantinham em equilíbrio, semeando harmonia entre Yin Yang;
Budismo: certos tipos de Qigong foram desenvolvidos por Budistas para complementar as suas meditações sentados com movimentos que promovessem serenidade e consciência;
Medicina Tradicional Chinesa: o Qigong promove a saúde interna, pelo que é uma prática recomendada por médicos como medida de prevenção ou meio de recuperação do equilíbrio geral do organismo, sendo que alguns exercícios se destinam ao fortalecimento de órgãos específicos;
Artes Marciais: visto que a prática de Qigong melhora significativamente a performance, os praticantes de artes marciais praticam esta modalidade diariamente para progredir física e mentalmente.
Existem diversos tipos de Chi Kung e todos eles se baseiam nos princípios de: manter as costas direitas, ter uma postura bem apoiada e enraizada no chão, estar relaxado, respirar de forma consciente focando-se nos movimentos do diafragma e estabelecer uma intenção ao longo da prática para harmonizar a saúde e o equilíbrio do organismo.
Comments